Uma forma legal de solucionar suas dificuldades em programação

Mariana Beilune Abad
2 min readApr 5, 2018

--

Desde que me conheço por gente, tenho muita dificuldade de demonstrar e até de perceber minhas próprias dificuldades.

Sempre que o professor na escola perguntava: "Alguma dúvida?" eu sabia que não tinha entendido, mas nunca consegui deixar explícito uma dúvida só. Por isso, costumava não fazer perguntas na sala de aula, até porque raramente conseguia formulá-las.

Ainda bem que a escola acabou. Mas a minha dificuldade de explicitar dúvida continua aqui.

É muito legal ver quanto conhecimento é compartilhado aqui, mas e a tal da dúvida?

Quando comecei na área tecnológica, sabia que seria um árduo caminho (visto que eu nunca tinha estudado matemática e lógica pra valer). Reconheço que o que é difícil pra mim na área é justamente o que é mais simples pra quem desenvolveu melhor a inteligência matemática e lógica. Pra mim, é muito difícil transformar ação em lógica, lógica em código e código em algo funcional.

Como é de se imaginar, pra mim é muito simples refletir sobre a funcionalidade, listar os passos dela, mas quase nunca minha lógica faz sentido para o computador e confesso que isso é frustrante. Então, comecei a seguir alguns passos pra tentar me ajudar nessa "estrada":

1: Fazer fluxograma

Foi mágico descobrir o fluxograma. De um modo simples, ele mostra todos os caminhos possíveis. Um tempo depois, descobri que podia usar ele para QUALQUER COISA.

Hoje, faço fluxogramas para algoritmos, processos, tarefas de pequeno médio e grande porte, planejamento pessoal e profissional… Uso pra tudo

2: Escrever com as suas palavras

Minha vida mudou quando lembrei que podia, ao lado do código, usar minhas palavras para explicar o que ele faz. Mudou porque agora, sempre que acesso meus exercícios, a explicação está logo ali, ao lado. Do jeito que eu escrevo que é também o jeito que eu entendo aquele trecho de código.

3: Quando você está prestes a desistir…

Muitas vezes esses passos não são suficientes… Daí eu corro pro abraço da experiência. Pra contatar essas pessoas, eu tenho o Stack Overflow, o Slack do Training Center, as meninas e professoras do Reprograma que estão ali para tirar suas dúvidas.

Sobre a dificuldade em deixar explícita minha dúvida, ainda não achei uma solução, mas to à procura :)

--

--

Mariana Beilune Abad
Mariana Beilune Abad

Written by Mariana Beilune Abad

A musician mother who likes games and works with iOS programming and Javascript

No responses yet