Minha primeira semana no Apple Developer Academy
Antes de começar esse texto, gostaria que vocês dessem play na música, porque não seria uma reflexão minha sem trilha sonora.
Bom, pra quem não sabe, ou não ficou sabendo, essa foi minha primeira semana no Apple Developer Academy. Um curso que há anos (mesmo) estou tentando passar. Sempre por um detalhe ou por outro, falhava no processo seletivo e então continuava tentando.
Por mais que fizesse parte do núcleo de áudio, participando das atividades sempre que possível, olhar de fora é uma outra experiência, que não cabe nessa reflexão, talvez numa próxima.
Acho que justamente por causa dessa experiência de ter vivenciado "por fora", é que hoje me encontro totalmente sem palavras pra descrever essa semana sem que dê a impressão de que estou fazendo uma apresentação em tópicos do que fizemos nesses dias.
A questão vai um pouco mais afundo quando vejo que estou meio sem reação. Como se estivesse no automático. Talvez seja um mecanismo de defesa, ou simplesmente um período mais conturbado.
Essa semana também comecei num emprego novo, o que já estava me abalando desde o começo do ano. De certa forma as reflexões que fizemos em conjunto essa semana me ajudaram a amadurecer certos conceitos e opiniões. Inclusive reafirmar o que eu gosto de fazer trabalhando, que é ajudar os outros.
Na segunda-feira, durante o período em que estava no prédio, a sensação era a mesma de quando estava na equipe de som. Estava, mas não estava ali. Era como se algo não estivesse funcionando ainda. A ficha não tinha caído.
Na terça, todos aqueles projetos que eu já conhecia e já tinha visto crescerem, me deram uma sensação de nostalgia, mas fiquei muito feliz de ver o progresso nos projetos que acompanhei, alguns desde o começo outros em diversas fases do desenvolvimento.
Quarta-feira foi o melhor dia, de longe. As dinâmicas me fizeram interagir com a turma, o que não tínhamos feito ainda, de forma mais intensa e mais acolhedora. Foi nesse dia que conheci pessoas da minha turma que tem os mesmos objetivos que eu, porém com valores diferentes.
Depois teve a caminhada. Essa parte da quarta foi especialmente importante pra mim. Vou explicar:
[OFF] A dinâmica é o seguinte, a Ana Carolina Barreto falava algumas afirmações sobre histórico em tecnologia e conforme a resposta dávamos passos pra frente ou para trás [/OFF]
Durante boa parte da dinâmica, eu mal saí do lugar, tanto que terminei 2 passos antes de onde tinha começado a dinâmica. A grande maioria da turma estava na frente, mas estava tudo bem. Decretado o fim da dinâmica, todos iríamos andando a uma linha de chegada, com direito a comemoração e tudo.
Bom, eu estava bem pra trás, então, junto com o resto da turma comecei a andar. Mas no trajeto, notei o quanto foi difícil chegar até linha. Quando cheguei, não consegui comemorar e meus olhos se encheram de lágrimas. "Eu deveria estar feliz", pensei. "Porque eu demorei tanto?". "O que eu fiz de errado". E então chorei, caiu a ficha, tinha acabado essa corrida, eu tinha chegado no fim, estava pronta para a próxima. Foi muito difícil e mesmo que tenha sido por um instante, isso tudo realmente doeu em mim.
A reação que eu tive depois disso tudo, foi agradecer todas as pessoas que eu consegui falar enquanto descia as escadas, tremendo ainda. Emocionalmente, fiquei destruída na quarta, principalmente por causa da pressão causada por todas essas reflexões.
Na quinta-feira eu já estava um pouco melhor, esse misto de emoções já tinha passado, um pouco. Foi nosso primeiro dia de conteúdo e fomos novamente apresentados para o CBL.
O CBL é encorajador e assustador, mas vou comentar melhor sobre ele em outra reflexão.
Agora, se você pedir pra eu descrever a minha primeira semana no Apple Developer Academy, eu diria que foi assustadora, gratificante, maravilhosa, alegre, reflexiva, confusa entre muitas outras definições.
E o que eu espero?
Espero que seja assim todas as semanas.