Fim de semestre
Fim de semestre
Na minha reflexão da Primeira Semana de Academy, eu contei sobre a dinâmica da Caminhada Tecnológica, e lá eu disse o seguinte:
Durante boa parte da dinâmica, eu mal saí do lugar, tanto que terminei 2 passos antes de onde tinha começado a dinâmica. A grande maioria da turma estava na frente, mas estava tudo bem. Decretado o fim da dinâmica, todos iríamos andando a uma linha de chegada, com direito a comemoração e tudo.
Bom, eu estava bem pra trás, então, junto com o resto da turma comecei a andar. Mas no trajeto, notei o quanto foi difícil chegar até linha. Quando cheguei, não consegui comemorar e meus olhos se encheram de lágrimas. “Eu deveria estar feliz”, pensei. “Porque eu demorei tanto?”. “O que eu fiz de errado”. E então chorei, caiu a ficha, tinha acabado essa corrida, eu tinha chegado no fim, estava pronta para a próxima. Foi muito difícil e mesmo que tenha sido por um instante, isso tudo realmente doeu em mim.
E lá também escrevi que a primeira semana de ADA foi assustadora, gratificante, maravilhosa, alegre, reflexiva, confusa. Mal sabia eu que 4 meses depois estaria tão diferente e ao mesmo tempo sentiria as mesmas emoções. Em algum momento da minha aprendizagem, também escrevi que o CBL é:
Colaborativo e ativo, estudantes trabalham em grupos, com professores, especialistas, comunidades, aprendendo a fazer boas. Perguntas e tentando de certa maneira encontrar respostas para elas (até quando não tem resposta você é levado a pensar numa lista de tarefas para encontrar a resposta).
Essas duas experiências, resumem muito do que vivi nesse semestre.
Nesses 4 meses, não só desenvolvi as habilidades indispensáveis para o profissional do futuro, como aprendi a perguntar melhor, a prestar atenção nos detalhes. Eu acompanhei meu próprio progresso, fui 100% responsável por ele. Fui 100% responsável pelas minhas dúvidas também. E isso tudo me fez crescer.
Posso dizer com certeza absoluta que o que desenvolvi nesse semestre foi maior do que nos últimos 5 anos de academia (entre fim da graduação, especializações e início do mestrado). Me sinto diferente, mais capaz, mais profissional.
E o que eu espero pro segundo semestre? Conseguir continuar me desenvolvendo na mesma velocidade do primeiro e continuar realizando todas as coisas que planejei para esse momento, na mesma intensidade.