Apresente-se
O primeiro projeto do ano geralmente define como meu ano será. E talvez por isso o aplicativo que fiz nas últimas duas semanas se tornou tão importante pra mim.
Sobre o tema em si, a única coisa que eu sei é que me apresentar hoje é um grande desafio e uma grande responsabilidade. Eu sou muitas coisas, uma junção de muitas pessoas, sons, livros.
Por isso, iniciei colocando duas "limitações" no projeto. A primeira é que eu queria muito fazer um jogo e a segunda que o jogo deveria ser sobre algum momento da minha vida.
Listei alguns momentos que me marcaram bastante e de certa forma criaram a pessoa que eu sou hoje.
Um desses momentos foi quando escolhi meu instrumento. Eram tantas opções, minha nossa. E foi esse momento que criou o Jeenius.
Para este challenge em específico, queria entender como o SpriteKit funcionava na prática, já que só tinha usado ele uma vez, há quase um ano atrás.
Durante o challenge encontrei outros desafios, que me fizeram aplicar o Clean Code, e o GamePlayKit (para conectar com o GameCenter). Mas acho que o que mais me impressionou durante o desenvolvimento desse aplicativo, foi a minha dificuldade de harmonizar os sons para que não ficasse irritante.
Ele ainda precisa de alguns ajustes na parte de respostas visuais para acerto e erro e botão pra voltar para o menu, mas já está publicável e pessoalmente achei o desenvolvimento muito divertido de fazer.
Queria deixar aqui também o agradecimento público às pessoas que me ajudaram a fazer esse app sair da minha cabeça e virar realidade:
Luiz Veloso que me ajudou com as 29838719028321 dúvidas de código
Rafael Forbeck que me ajudou a fazer o tal dos sons funcionarem
Mark por ter ajudado a fazer os últimos ajustes pra ficar jogável
Ana Carolina Barreto que me ajudou quando travei ainda na fase da ideia
Pyettra Ferreira que tava 100% disponível e atenta e disposta a ajudar
Caroline Tokarski que ajudou com essa maravilhosa paleta de cores e a logo!
Seja bem vindo 2020, o ano colorido!