Ao final de 2020
É muito difícil falar sobre o futuro, quando as perspectivas são grandes e altas. São também, muitas áreas para analisar, decidir, priorizar e aprender novas coisas.
Como diz minha musa, deusa de todos os Devigners Ana Carolina Barreto no seu maravilindo post Planeja Comigo: Carreira — Do Caos surge a Ordem:
O que tem me incomodado no momento é que eu QUERO ser especialista em alguma coisa. Eu QUERO ser muito f*da em um tema, referência pras pessoas ao meu redor. Eu só não sei no QUÊ.
Essa frase é tudo que preciso dizer agora…
Antes de falar do que eu quero no fim de 2020, preciso fazer uma reflexão de como estou agora. Pra facilitar, vou usar as mesmas categorias da Roda da Vida (uma técnica muito utilizada por coaches por aí). Essencialmente, existem várias Rodas da Vida com categorias e nomes diferentes. A que vou usar de exemplo e que vai guiar todo esse texto, fiz em 2018 num processo de coaching com as seguintes categorias:
Autoconhecimento: na época em que fiz essa roda, a nota que eu dei para essa categoria era 8. Acredito que ainda tenho muita coisa para refletir e aprender sobre mim mesma, portanto nunca chegarei ao 10.
Família: esse quesito andava um pouco desequilibrado. Com a correria do dia a dia minha família havia ficado um pouco pra trás, já que o tempo que eu podia dedicar à eles era muito escasso.
Amor: sempre me incomodou muito ficar acomodada. Ao preencher a roda, percebi que esse era um cenário preocupante e que tinha coisas para fazer que pudessem me ajudar a mudar essa percepção.
Saúde: essa categoria foi o principal motivo de começar um processo de coaching. Me sentia pouco saudável e pouco consciente da minha relação com meu corpo.
Estudos e Trabalho: 2018 foi um ano de muitas realizações na vida profissional e nos estudos. Comecei o mestrado, me destaquei no trabalho e isso tudo me ajudou a retomar algumas áreas antes esquecidas.
Amigos: com toda a rotina, ainda assim fiz questão de não "sumir". Portanto essa categoria estava no mesmo nível de estudos e trabalho.
Financeiro: bom, tava ruim.
Bom, de lá até aqui mudaram algumas coisas, mas pra essa reflexão gostaria de me atentar em 4 categorias:
Autoconhecimento: Para 2020, eu gostaria muito de ter mais confiança em mim mesma, diminuindo as chances de eu não fazer algo por achar que não seja capaz e também aumentar consideravelmente o tempo que passo comigo mesma, fazendo as coisas que gosto de fazer sozinha.
Amigos: Nessa categoria, eu gostaria de conhecer mais pessoas, fazer a manutenção das amizades que eu já tenho e me relacionar com mais facilidade com as pessoas.
Trabalho: Acredito que até 2020 eu já tenha sucesso na carreira que eu escolhi, que possa ter opções cada vez melhores e oportunidades cada vez mais enriquecedoras de trabalho, mudando a vida das pessoas, literalmente. E ter ido pelo menos 1 vez na WWDC (agora vai!!!111!!!!).
Estudos: Nos estudos, aguardando ansiosamente a entrega da tese do mestrado que será em 2020. E os cada vez mais reais planos de fazer um PhD em Educação fora do país, trazendo esses conhecimentos pra cá e melhorando nossa realidade.
Mas é aquela coisa, né?
Até lá TUDO pode mudar, não é mesmo?